Equipe 01/2010

Na etapa de janeiro de 2010 demos início ao mapeamento preliminar da produção artesanal tradicional da região do Rio Trombetas. Para isso estivemos em duas comunidades do Alto Trombetas, uma remanescente quilombola, Cachoeira Porteira, e uma indígena, aldeia Santidade.  Durante uma semana, subdivididos em dois grupos, identificamos e entrevistamos os artesão locais, documentando suas histórias, saberes e perspectivas para suas comunidades.

No período em que estivemos na cidade concentramos nossos esforços em estabelecer uma rede de apoio e colaboradores para o desenvolvimento da pesquisa , além de estruturar o trabalho de capacitação de professores no trabalho para o patrimônio, que resultará numa oficina a ser ministrada no começo do próximo semestre.

Equipe 1_2010: Marcelo, Mel, Adriana, Igor, Marcus, Helô, Marci e Adolfo.

Entre um almoços e jantares, conhecemos o trabalho do grupo de geografia, “Geografia da produção alimentar nas comunidade quilombolas do Rio Trombetas” e fechamos parceria para a produção de um livro didático para as escolas quilombolas, onde contribuiremos com um capítulo na nossa temática: o patrimônio cultural.

Participaram desta etapa: Débora Parente (Mel), Heloísa Prando, Igor Nunes, Marcelo Mincarelli, Marci Lucena,  Marcus Bonato e os profesores Adolfo de Oliveira e Adriana Russi, coordenadora do projeto.

Dica: Se você pretende uma carona pela FAB e é homem, vá de calça comprida e sapato fechado que não pode viajar de chinela e camiseta não! Fizeram  nossos amiguinhos Marcelo e Adolfo arrumar roupa e sapatos correndo…

Deixe um comentário